4 de Fevereiro: Festa anual da LASE no Seminário Maior de Évora

Será já no dia 4 de Fevereiro, dois dias depois da Festa do Seminário de Évora, em honra da sua Padroeira (Nossa Senhora da Purificação), que se realizará a FESTA ANUAL DA LASE, no Seminário de Évora.

O Programa começa às 10,30 horas, com a reunião da Assembleia Geral, na Sala dos Actos, presidida pelo Juiz Conselheiro, Dr. Joaquim Melo Lima e com a presença do arcebispo de Évora, D. Francisco José S. Coelho. O homenageado deste ano será o arcebispo de Évora, D. Manuel Mendes da Conceição Santos, arcebispo de Évora durante 34 anos (1921-1955). A arquidiocese de Évora já em 2021, havia celebrado solenemente o centenário da sua entrada na arquidiocese. Como a Lase já homenageou vários arcebispos de Évora, neste ano irá homenagear este saudoso arcebispo que, durante o seu longo pontificado, renovou e recristianizou a vasta arquidiocese de Évora.

Os Seminários eram para ele “a menina dos seus olhos”, como carinhosamente os apelidava, tendo criado o Seminário Menor de S. José, em Vila Viçosa, em 1935, no convento das Chagas, gentilmente cedido pelo rei D. Manuel II. Serão oradores: P. Nelson Fernandes (Pároco de Mora), a Irmã Maria de Jesus (Superiora Geral das Servas da Santa Igreja) e P. Ricardo Lameira (Pároco de Santa Luzia, Elvas e Vice-Postulador do Processo de Canonização de D. Manuel Mendes da C. Santos).

Por volta das 12 horas será celebrada a eucaristia, na renovada igreja do Espírito Santo, presidida por D. Francisco José S. Coelho, seguindo-se o almoço no quinhentista refeitório do Seminário. Da parte da tarde, para aqueles que puderem e quiserem, propomos uma visita ao “Museu D. Manuel Mendes da C. Santos”, instalado na rua 5 de Outubro, n.º 71, em Évora.

Como Presidente da Direcção da Lase, faço um apelo aos Delegados Regionais da Lase, que motivem todos os lasistas a participar nesta jornada de “saudade e gratidão”. Para melhor contacto com eles, recordo os seus números do telemóvel: Norte – Domingos B. Lopes: 917 818 194; Centro (Fátima): Mário Louro – 914 162 033; Beiras: António Terras da Fonte – 968 158 424; Sul e Lisboa: Eduardo Pina – 967 099 752 e Alberto Rodrigues – 966 325 384. Também poderão contactar directamente o Seminário: P. Manuel Ferreira – 968 036 693.

Com amizade – P. Fernando Marques