5 de outubro: Dia da Igreja Diocesana (com Fotos, Vídeos e Podcast)

Neste dia 5 de outubro, o polidesportivo da Escola Salesiana de Évora, acolheu o Dia da Igreja Diocesana.

Depois de dois anos marcados pela pandemia em que este Dia, que congrega toda a Arquidiocese, se realizou na Igreja de São Francisco, em Évora, a Escola Salesiana de Évora voltou acolhe este ano mais de meio milhar de diocesanos, que desta forma dão início oficial ao Ano Pastoral 2022-2023.

O Ano Pastoral, que agora começa, é o quarto e último ano do quadriénio pastoral, dedicado ao tema “Discípulos Missionários da Esperança”, e terá como tema: “Caminhar Juntos na Esperança”, com base na citação bíblica de Lc. 1, 39: “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.

O programa do Dia da Igreja Diocesana começou pelas 9h30, com o acolhimento e Oração de Laudes.

Depois seguiu-se a saudação do Arcebispo de Évora e a apresentação sumária do tema do ano, pelo Cón. Mário Tavares.

De seguida, decorreram os trabalhos em círculos temáticos: Jovens (P. Fernando Lopes); Catequistas (P. Alessandro Cont); Comunidades (Cón. Mário Tavares).

Pelas 12h00, iniciou o cortejo para a Igreja seguindo a Cruz das JMJ, onde decorreu o seguinte programa: Conclusões dos grupos; Momento de Oração, com Proclamação do Evangelho; Oração de cada grupo; e entrega da Cruz das Jornadas aos Jovens da Unidade Pastoral do Torrão.

O Dia da Igreja Diocesana terminou com a Bênção e Envio dada pelo Arcebispo de Évora, que convidou os diocesanos a anunciar com a palavra e com a vida o Evangelho.

Veja aqui a Foto-Reportagem do Dia da Igreja Diocesana 2022

Nos Podcast’s de Esperança, o Cónego Mário Tavares de Oliveira explica que as Jornadas Mundiais da Juventude, Sínodo 2023 e Vocações serão os três pilares do Ano Pastoral 2022-2023.

Pode ouvir a entrevista aqui: