5 de outubro de 2021: Dia da Igreja Diocesana de Évora

REVEJA AQUI A TRANSMISSÃO DO DIA DA IGREJA DIOCESANA 2021

Neste dia 5 de outubro, a partir das 9h30, na igreja de São Francisco, em Évora, decorre o Dia da Igreja Diocesana, presidido pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.
Momentos de oração, conferência com o P. Carlos Carneiro, sj, e a apresentação do Plano Pastoral 21/22 compõem o programa que decorre durante a manhã e que contará com representantes das Unidades Pastorais, das Paróquias, das Comunidades Religiosas e dos Movimentos, respeitando as normas em vigor.

O Dia da Igreja Diocesana é transmitido em directo na internet nas páginas de Facebook da Igreja de São Francisco e da Arquidiocese de Évora e pelos 97.5FM da Rádio Esperança.

O tema do novo Ano Pastoral é “Cuidar e Inserir os Sedentos da Esperança” e insere-se no quadriénio que a Arquidiocese vive de 2019 a 2023 dedicadoao lema “Discípulos Missionários da Esperança”.

“O tema do Plano Pastoral 2021/22 remete-nos para um conteúdo fundamental da experiência cristã. “Cuidar e Inserir” os sedentos da Esperança toca o coração da proposta do evangelho e evoca o que de melhor o caminho da Igreja tem realizado nos caminhos da história”, pode ler-se na introdução do documento de proposta de ideias fundamentais que estão na base do Plano Pastoral 2021/22.

“A missão é sempre a mesma, mas os contextos são sempre novos. Daqui decorre o imperativo de nos questionarmos de como poderemos, hoje, ser fiéis à missão de cuidar e inserir os irmãos mais debilitados e que clamam por um olhar e gritam por um abraço redentor”, refere o mesmo documento.

O documento de proposta de ideias fundamentais que estão na base do Plano Pastoral 2021/22 desenvolve nove pontos, nomeadamente: “O Testemunho da Tradição Bíblica”; “O Testemunho da Igreja como comunidade que acolhe e insere”; “Os Centros Sociais Paroquiais no Contexto Actual da Acção Social da Igreja”; “A Espiritualidade da Acção Social”; “Os desafios da Pastoral da Saúde”; “Partir da Evangelii Gaudium do Papa Francisco”; “Para uma Catequese da Infância e Adolescência comprometida”; “Rumo à Jornada Mundial da Juventude”; “Em Itinerário Sinodal”; “Biénio Vocacional nas Igrejas do Sul”; e “O Testemunho de São João de Deus”.

Contactos