Movimento dos Convívios Fraternos partiu #aoencontro

No passado sábado, 5 de setembro, realizou-se o 47º Encontro Nacional dos Convívios Fraternos. Motivado pela atual pandemia, o movimento católico adaptou-se e, em substituição da habitual peregrinação ao Santuário de Fátima, dinamizou um encontro semi-virtual.
O Encontro Nacional, com o tema #aoencontro, teve início às 10H30, com o acolhimento dinamizado pela diocese de Évora. Além deste momento, o programa contou ainda com celebração Mariana, workshops, eucaristia e, por último, um sarau, no qual foram apresentados vídeos realizados por cada uma das dezassete dioceses onde os Convívios Fraternos continuam a influenciar e tocar jovens que querem conhecer Jesus.
Num tempo em que, mais que nunca, é imperativo estar próximo e procurar Deus, a eucaristia foi o único momento presencial deste encontro. Cada uma das dioceses envolvidas no encontro nacional celebrou eucaristia às 19H, relembrando todos os convivas que, espalhados por Portugal e pelo mundo, vivem unidos no mesmo Amor.
Na Arquidiocese de Évora a Eucaristia, celebrada na capela do Seminário Maior de Évora, foi presidida por D. Francisco Senra Coelho, que manifestou a sua alegria por estar unido a tantos convivas, apesar da distância. No decorrer da homilia sublinhou que, como exorta S. Paulo, devemos cultivar entre nós o Amor de Jesus, para que nos sintamos chamados a estar juntos, a continuar juntos após o Convívio Fraterno e a fazer experiência de comunidade e comunhão.
D. Francisco referiu ainda que devemos ser sentinelas do Outro e que é através do encontro com Jesus que nasce a amizade humana e verdadeiros grupos de amigos. São estas sentinelas que, visando a felicidade uns dos outros, lutam e rezam para que todos sejam Um e para que nenhum se perca.
No momento de Ação de Graças foi cantado o Hino deste 47º Encontro Nacional e foi realizada uma dinâmica comum a todas as dioceses, como manifestação de Unidade entre todos os convivas, irmanados na mesma fé e no mesmo Amor a Jesus. Apesar de celebrado num formato totalmente diferente e inovador, o Encontro Nacional dos Convívios Fraternos contou com a inscrição de mais de cinco centenas de convivas das mais variadas dioceses que, de uma forma ou de outra, não quiseram deixar de assinalar este que é um dos dias mais marcantes do movimento.

O Secretariado Diocesano

Arcebispo de Évora celebrou Eucaristia no Seminário de Évora

Integrada no Encontro Nacional do Movimento dos Convívios Fraternos, pelas 19h00 deste sábado, dia 5 de Setembro, o Arcebispo de Évora presidiu à Eucaristia presencial, na Capela do Seminário Maior de Évora.

Reveja aqui a transmissão da Eucaristia