DIA 6 DE JANEIRO: O ARCEBISPO DE ÉVORA SAÚDA COMUNIDADE GRECO-CATÓLICA UCRANIANA EM SOLENIDADE DE NATAL

O Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, associou-se à celebração através de uma Mensagem enviada ao padre Ivan Hudz. (Ler a Mensagem em baixo)
As comunidades que seguem o antigo calendário juliano começam na noite de 6 de janeiro e continuam por três dias de festa, que incluem o Natal e as celebrações da Sagrada Família e de Santo Estêvão, primeiro mártir cristão.

Os católicos de Rito Bizantino e a maioria dos ortodoxos vão celebrar a 7 de janeiro o nascimento de Jesus, que começa a ser vivido hoje com um dia de jejum, Missa, e o encontro entre familiares e amigos à mesa.

calendário solar juliano foi criado em 45 a.C. pelo imperador romano Júlio César e difere do calendário gregoriano, utilizado no Ocidente; quando entrou em vigor, em 1582, o Natal era celebrado com 10 dias de diferença e, ao longo de quase 500 anos, a diferença aumentou em mais três dias.


DIA 6 DE JANEIRO, O ARCEBISPO DE ÉVORA
SAÚDA COMUNIDADE GRECO-CATÓLICA UCRANIANA EM SOLENIDADE DE NATAL

 

Rev.do Padre IVAN HUDZ, saudações fraternas e votos de Alegria e Paz. SANTO NATAL!

Peço-te o especial favor de transmitires que me uno espiritualmente à Comunidade Greco-Católica Ucraniana que nesta Noite de Luz rejubila, exulta e canta de alegria pelo nascimento do Salvador prometido, Nosso Senhor Jesus Cristo.
Como não recordar com verdadeira edificação a minha participação na Sagrada Liturgia do Natal e da Páscoa, contemplando e rejubilando convosco sobre os Sagrados Mistérios da Encarnação e da Redenção! Bendito seja Deus, Pai de Nosso Senhor Jesus Cristo que pelo Espírito Santo inspirou tão bela Liturgia, com os seus Hinos, cantos de Louvor e profunda adoração perante os Mistérios da Palavra e da Eucaristia!
Rezo pelo QUERIDO POVO UCRANIANO, peço a Deus pela sua Fé Católica, para que nestes tempos difíceis de provação se consolide e não desmorone, lembro a cada família a sua missão de testemunhar a Fé às novas gerações, aos filhos e netos, e imploro de Deus a Paz, a Liberdade e Desenvolvimento integral da vossa Pátria, a grande Ucrânia, que já visitei e admirei.
Para os Revs. Padres IVAN HUDZ e TARAS GOYVANYUK e para todos os Irmãos e Irmãs de Rito Greco-Católico Ucraniano, agora residentes na Arquidiocese de Évora e na Diocese de Beja, reunidos na Igreja de Nossa Senhora da Graça, na Cidade Museu, e na Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora da Graça, em Benavente, votos de Santo Natal e votos de Boas Festas da Sagrada Família e do Protomártir Santo Estêvão.
Com as Bênçãos de Deus,

06. 01.2022

+ Francisco José, Arcebispo de Évora

Contactos