A 1 de Maio rezamos juntos pelo fim da pandemia e pela JMJ

A 1 de maio, às 21h00 (de Lisboa), com transmissão online a partir das redes sociais da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, o Terço será rezado pelos bons frutos da Jornada Mundial da Juventude 2023, por todas as atividades e celebrações previstas até à sua realização e pelos jovens de todo o mundo.

A iniciativa está também em sintonia com o apelo do Papa Francisco que convida, em maio, a uma maratona de oração pelo fim da pandemia.

No início do mês de Maria e já com os primeiros terços JMJ Lisboa 2023 a chegarem a casa dos portugueses, este momento de oração pretende simbolicamente mostrar as diversas realidades eclesiais e sociais e lembrar a força da oração comunitária. “Só com Jesus e Maria atingiremos o objetivo da JMJ. É por isso que a oração do Terço é tão importante, especialmente agora”, refere o Cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente.

Um terço de todos e para todos

A recitação terá início na Sé de Lisboa, cidade-sede da JMJ Lisboa 2023, e percorrerá – digitalmente – as dioceses portuguesas. Destaque também para a participação, entre outras realidades da Igreja e da sociedade, de uma comunidade migrante em Portugal.

O momento de oração colocará em evidência o envolvimento dos Comités Organizadores Diocesanos na preparação da JMJ, uma vez que dezenas de jovens das dioceses participarão na recitação do rosário, mas também de outras realidades: uma comunidade religiosa, uma família, idosos (a partir de um lar), uma comunidade do Movimento Fé e Luz e profissionais da saúde.