Bispos da Província Eclesiástica de Évora congratulam-se com a integração do Instituto Superior de Teologia de Évora na Universidade Pontifícia de Salamanca

Em carta enviada ao Padre Manuel António do Rosário, Presidente do Conselho Diretivo do ISTE, os Bispos da Província Eclesiástica de Évora, constituída pelas Dioceses do Algarve, Beja e Évora, congratulam-se com a integração do Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) na Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), uma das mais prestigiadas instituições da Igreja Católica.

Publica-se de seguida a carta na íntegra:

“Reverendo Senhor

Padre Manuel António do Rosário

Digmo. Presidente do Conselho Diretivo do ISTE

Saudações cordiais e votos de Saúde, Paz e Bem!

Os Bispos da Província Eclesiástica de Évora, constituída pelas Dioceses do Algarve, Beja e Évora, congratulam-se com a integração do Instituto Superior de Teologia de Évora (ISTE) na Universidade Pontifícia de Salamanca (UPSA), uma das mais prestigiadas instituições da Igreja Católica. Damos graças a Deus pelos bons resultados dos esforços levados a efeito, sempre por nós acompanhados, os quais no passado dia 11 de março alcançaram o seu epílogo, com a publicação, pela Congregação da Educação Católica, do Decreto que confirma o pedido de Afiliação, depois da aceitação pela UPSA, por um quinquénio experimental, e que permitirá aos alunos do ISTE, já a partir do presente Ano Académico, obterem o grau de Bacharelato em Teologia.

O ISTE, foi criado em 08 de setembro de 1977, por Decreto do então Arcebispo de Évora D. David de Sousa e passou a ser Inter-diocesano a partir de 1985, com Estatutos aprovados pelos três Bispos da Província Eclesiástica, nossos antecessores, D. Maurílio Jorge Quintal de Gouveia, D. Ernesto Gonçalves Costa e D. Manuel Franco Falcão.

O ISTE tem tido um papel fundamental na Formação dos nossos Sacerdotes, Diáconos Permanentes, Religiosos e Leigos, bem como na Formação Permanente do Clero, daí a nossa Esperança neste significativo passo do seu percurso como nossa Escola Teológica.

Aproveitamos este momento para dirigirmos uma saudação de estímulo e gratidão à sua Direção, ao Corpo Docente, alunos e funcionários. Para todos a certeza do nosso apreço.

Agradecemos à Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP), todo o apoio dispensado durante vários anos ao ISTE em forma de Protocolo e manifestamos a nossa inquebrantável unidade aos projetos da UCP:

Fazemos votos que esta Afiliação na UPSA, possa contribuir ainda melhor para o êxito da imprescindível missão que o ISTE desempenha nas Dioceses da Província Eclesiástica de Évora.

+ Francisco José                        + Manuel Quintas                                + João Marcos

Arcebispo de Évora                     Bispo do Algarve                                   Bispo de Beja