Comemoração do dia da Família no Seminário Maior de Évora

No passado dia 15 do mês de maio, do corrente ano, no Seminário Maior de Évora (SME), comemorou-se o dia das famílias dos seminaristas. Foi neste âmbito de comemoração fraterna entre as famílias pertencentes a países, tradições e interculturalidades dissemelhantes, mas ligados por uma só fé e reunidos nesta comunidade do SME, demostraram ser uma família mais alargada testemunhando a mesma fé e o dom da vocação dos seus filhos.

Este convívio fraterno iniciou-se com o acolhimento das famílias vindas de diferentes partes do país às 10h, de seguida fez-se no auditório do SME a apresentação da equipa formadora, dos seminaristas e das suas respetivas famílias. Depois, houve a visualização de dois vídeos com a demonstração de como é a vida do dia-a-dia dos seminaristas e os momentos mais marcantes dos anos 2021-2022.

Este encontro teve o seu auge com a celebração da santa Eucaristia, às 12h, presidida pelo Reitor do SME: Pe. Luís Casares e os respetivos padres concelebrantes: Reitor do Seminário Maior de São José da diocese de Santiago de Cabo Verde, Pe. José Álvaro, Diretor Espiritual do SME, Pe. Hernandes Vicente e o Pe. Salesiano Salvador. A missa foi animada pelos seminaristas diocesanos do SME, e com a participação da família alargada do seminário.

Depois da comunhão do alimento espiritual, banqueteou-se o alimento físico.

De seguida, os seminaristas animaram o espaço com músicas interculturais apresentadas às famílias, de diferentes países como: Portugal, Cabo Verde e Timor Leste.
O dia da família comemorado no SME teve o seu término com a bênção e consagração a Nossa Senhora e a partida das famílias às suas casas.

Wilson Alves