No dia 25 de junho, pelas 21h30, decorreu uma reunião do Conselho Pastoral Diocesano, presidida pelo Arcebispo de Évora, na qual se fez uma avaliação do ano pastoral que está agora a terminar e já se perspectivou o próximo Ano Pastoral 2022-23.
A vigésima primeira Reunião Ordinária do Conselho Pastoral Diocesano (CPD), presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, contou com a participação de cerca de duas dezenas de membros.
A reunião iniciou com um momento de oração. Seguiu-se a aprovação da Acta da Reunião anterior.
Na saudação inicial, D. Francisco Senra Coelho disse que “conto muito com a vossa apreciação perante aquilo que nos propomos e de forma sinodal queremos viver no próximo ano”. “Queremos ser um todo em ação”, sublinhou o Prelado eborense.
Seguiu-se uma avaliação do Ano Pastoral 2021-2022: “Procurar e acolher os sedentos de Esperança”, com cada membro a partilhar a sua abrangente apreciação do presente Ano Pastoral. Sublinhou-se a resiliência da Pastoral Diocesana, com os Movimentos e as Paróquias a tentarem executar o Plano Pastoral, apesar das dificuldades causadas pela pandemia. A tentativa da retoma das atividades presenciais marcou este Ano Pastoral, verificando-se que está a ser difícil prosseguir a participação presencial das comunidades, com alguns dos encontros a ficarem aquém do pretendido ao nível da participação e mobilização.
Após a avaliação, o Cónego Mário Tavares de Oliveira apresentou o documento de estudo “Plano Pastoral 2022-23, Linhas Programáticas”. O Ano Pastoral 2022-23, que concluirá o quadriénio sobre a Esperança, intitulado “Discípulos Missionários da Esperança”, terá como tema “Confiar e Enviar os Sedentos da Esperança”.
O próximo Plano Pastoral terá em consideração, por um lado, as grandes propostas da Igreja Universal e, por outro, as realidades locais da Arquidiocese de Évora com as suas urgências e desafios. Neste sentido, o Plano Pastoral para o ano 2022/23 terá em conta três vectores fundamentais: a Sinodalidade, por ocasião do Sínodo dos Bispos sobre esta temática; a Pastoral Juvenil, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, Lisboa 2023; a Pastoral Vocacional, em sintonia com o biénio vocacional das dioceses do Sul.
Em suma, o próximo Plano Pastoral deverá provocar a inclusão de mais jovens na vida eclesial, fomentar novos dinamismos vocacionais e criar um novo estilo de acção na vida paroquial, sobretudo onde os sinais da sinodalidade ainda não se façam sentir.
Após a apresentação do documento decorreu um momento de intervenções livres por parte dos membros do Conselho Pastoral que fizeram várias sugestões para a elaboração do Plano Pastoral do próximo Ano.
Numa palavra final ao Conselho Pastoral Diocesano o Arcebispo de Évora sublinhou, entre outras considerações, o desafio de voltar a apostar nos pequenos grupos de oração e formação, começando pelos jovens e envolvendo também os adultos.
A reunião terminou com um momento de oração.
Entretanto, no dia de 27 de junho, às 10h, teve início a reunião do Conselho Presbiteral, presidida por D. Francisco Senra Coelho e que decorreu ao longo do dia, tendo como foco a preparação do próximo Ano Pastoral.
- Conselho Presbiteral
- Conselho Pastoral