7 de Dezembro: Novena da Solenidade da Imaculada Conceição (Évora e Vila Viçosa)

Évora

Reveja aqui  a transmissão da Vigília Vocacional, pelo Seminário Maior de Évora, na Catedral eborense, na noite deste 7 de dezembro de 2021

De 29 de Novembro a 8 de Dezembro, as paróquias da cidade de Évora assumem, como é tradição cada dia da novena, com recitação do terço, pregação e bênção do Santíssimo, às 21.00h., na Sé.
Depois do interregno provocado pela situação pandémica que obrigou a suspender a Novena em 2019 e 2020, vamos retoma-la no lugar próprio, que é e foi sempre a Sé.
A finalidade da novena é a preparação da Festa Litúrgica da Imaculada Conceição. Como fazemos com os grandes momentos festivos das nossas vidas ou da vida da comunidade, em que as festas se preparam ao pormenor, assim o devemos fazer com as festas da comunidade cristã, como é o caso da festa da Imaculada Conceição. A melhor maneira de o fazer é parar por uns momentos, deixar a comodidade da casa, e abrir espaço à oração comunitária e à escuta da Palavra de Deus, com os outros membros da comunidade. Este é o desafio que nesta altura em que tudo nos convida a fechar em casa, com todas as justificações imagináveis.
Para cada dia da Novena há uma paróquia que desloca até à Sé os seus paroquianos, como se pode ver de seguida:
29 Novembro (2ª feira) – Paróquia da Sé;
30 Novembro (3ª feira) – Paróquia de S. Brás;
1 Dezembro (4ª feira) – Paróquia de S. Pedro/S. Francisco;
2 Dezembro (5ª feira) – Paróquia da Sª da Saúde;
3 Dezembro (6ª feira) – Paróquia de São Mamede;
4 Dezembro (sábado) – Paróquia de Santo Antão;
5 Dezembro (domingo) – Paróquia de Nª Sª Auxiliadora;
6 Dezembro (2ª feira) – Paróquia de Nª Sª de Fátima;
7 Dezembro (3ª feira) – Vigília Vocacional, pelo Seminário Maior;
8 Dezembro (4ª feira) – Eucaristia presidida pelo Senhor Arcebispo, às 17.00h.
Oremos e louvemos Maria que disse SIM ao projeto de Deus e que tem a ver com toda a humanidade e também connosco pessoalmente, com a nossa salvação.

Vila Viçosa

Acompanhe aqui o encerramento da Novena no Santuário de Nossa Senhora da Conceição:

No Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, de 29 de Novembro a 7 de Dezembro, pelas 21h, acontece a Novena preparatória para a Solenidade da Imaculada Conceição, com terço e pregação.
No dia 30 de Novembro, às 15h30, Santa Unção.
No dia 3 de Dezembro, às 14h30, encontro das crianças de Vila Viçosa com Nossa Senhora.
No dia 6 de Dezembro, às 21h, novena com confissões.
No dia 7 de Dezembro pelas 18h00, será celebrada Eucaristia com Bênção das Grávidas. Às 21h, encerramento da Novena com Procissão de Velas à volta das muralhas do Castelo e Vigília.
No dia 8 de Dezembro:
– Às 9h30, acolhimento dos peregrinos e recitação do Terço, a cargo das Confrarias de Nossa Senhora da Conceição.
– Às 11h00, Eucaristia da Solenidade da Imaculada Conceição, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho.
– Às 15h00, início da Procissão em honra de Nossa Senhora da Conceição pelas ruas de Vila Viçosa.
– Às 17h00, fim da Procissão e Eucaristia da tarde.
– Às 18h30, ato de Consagração e encerramento das Solenidades.
Recorde-se que por ocasião da comemoração dos 375 anos da coroação de Nossa Senhora da Conceição pelo rei D. João IV, como Padroeira de Portugal, assinala-se entre 25 de Março de 2021 e 27 de Março de 2022, um Ano Jubilar, com indulgência plenária, concedida pelo Papa Francisco e este Santuário de Vila Viçosa é local privilegiado para a obter.
“As celebrações serão adequadas ao momento de pandemia que atravessamos, garantindo o respeito pelas normas estabelecidas”, afiança a organização conjunta da Régia Confraria de Nª Srª da Conceição de Vila Viçosa e da Câmara Municipal de Vila Viçosa.
Para que mais peregrinos possam participar, ainda que não presencialmente, mas através da rádio e redes sociais, a organização conta poder efetuar a transmissão das cerimónias, através dos seguintes canais:
– Rádio Campanário – https://www.radiocampanario.com/ ;
– Facebook do Santuário Nacional – https://www.facebook.com/santuariovvicosa ;
– Canal de youtube da Régia Confraria – https://www.youtube.com/channel/UCwvcvhMdp8FgLDONUCdXREQ
Não podendo estar presencialmente em Vila Viçosa, caso haja pessoas que queiram enviar donativos ao Santuário, podem fazê-lo de três formas:
– Através do envio de cheque bancário à ordem de Régia Confraria de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, remetido para Rua Álvaro Gonçalves, 13 e 15, 7160-244 Vila Viçosa;
– Através de transferência bancária para o NIB: 0045 6380 4004 6852090 98;
– Ou através de envio de Vale de correio.

Montemor-o-Novo

Em Montemor-o-Novo há uma Igreja dedicada à Senhora da Conceição e segundo o Pároco, cónego José Morais Palos, informa que “queremos celebrar ali a sua festa, no dia 8, com a Eucaristia, às 11,30 horas (em vez da celebração na Matriz), a Eucaristia será na Ermida. A antecedê-la haverá a Novena, que começa no dia 29 de Novembro e que constará de recitação do Terço às 18 horas e Eucaristia às 18,30 horas, sempre na Igreja Matriz. É óbvio que nestes dias, com a excepção do Sábado e do Domingo não haverá Missa na igreja do Calvário”.