11 de junho: Festa do Sagrado Coração de Jesus celebrada na Catedral de Évora

Reveja aqui a transmissão da celebração:

É já no dia 11 de Junho que vamos celebrar a Festa do Sagrado Coração de Jesus. Sendo uma festa do Calendário Litúrgico, celebrada em toda a Igreja Universal, para o Apostolado da Oração (Fundação Pontifícia, desde 17 de Novembro de 2020, com a designação oficial de Rede Mundial de Oração do Papa-RMOP) tem uma devoção e um significado muito especiais desde a sua fundação, que já lá vão muitas dezenas de anos. Na arquidiocese de Évora, desde há muitos anos, é celebrada na catedral com devoção e entusiasmo, presidida pelo arcebispo metropolitano e com a representação dos muitos Centros Paroquiais vindos de toda a arquidiocese, com as suas insígnias e estandartes.

No ano passado, primeiro ano da pandemia, a festa foi celebrada, mas sem a costumada participação dos Centros Paroquiais, atendendo às limitações espaciais impostas pelas circunstâncias e porque se introduziu também a celebração das Bodas de Ouro e de Prata Sacerdotais, que implicavam a participação de muitas mais pessoas.

Neste ano de 2021 serão incluídas as celebrações das Bodas de Ouro Sacerdotais dos presbíteros Hérmino dos Santos Geraldes e Silvestre A. Ourives Marques e das Bodas de Prata Sacerdotais de Francisco H. S. Machado Couto.

Atendendo à continuação das limitações espaciais, recomendamos que cada Centro Paroquial do AO, fora da cidade de Évora, celebre a tradicional Festa do Sagrado Coração de Jesus na sua Paróquia, com fé e devoção, mas convidamos os Centros Paroquiais da cidade de Évora a participar na celebração da catedral eborense, pelas 17 horas, com as suas insígnias e estandartes.

Esperamos que com a rápida progressão das vacinas a toda a população, a nossa vida social, familiar e religiosa possa normalizar para assim retomarmos plenamente as nossas actividades a nível do Apostolado da Oração (reuniões, celebrações, etc.) não esquecendo nunca de rezar pelas intenções que o Papa nos propõe para cada mês.

P. Fernando Marques
(Director Diocesano)

Contactos