Dia Mundial dos Avós e Idosos: Jovens convidados a fazer missão em resposta ao Papa Francisco

No seguimento do apelo lançado pelo Papa Francisco, que instituiu o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, este ano celebrado a 25 de julho, a organização da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 e as dioceses de Portugal lançam a iniciativa Faz Missão e convidam à criação de um movimento nacional, que seja de modo especial iniciado e visível no fim de semana de 24 e 25 de julho, que junte os jovens aos mais idosos.

“Desafiamos cada jovem a fazer missão onde quer que esteja, dando assim expressão à mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: ‘O futuro do mundo está na aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante?'”.

A proposta deste Faz Missão é simples e pretende dar visibilidade à alegria, empenho e responsabilidade “de olhar e cuidar dos avós e dos mais velhos, na construção do desejado encontro de gerações”.

Para este movimento de esperança, os jovens são convidados a vestir a t-shirt da JMJ e, independentemente da forma, a aproximarem-se de um idoso em sentido de serviço, proximidade, atenção e amor e a registar o momento para o futuro, partilhando-o nas redes sociais, por meio de uma fotografia ou um vídeo, utilizando os hashtags #Lisboa2023 e #Iamwithyoualways.

“Telefona aos teus avós, conversa à janela com um vizinho mais velho que se encontre sozinho, vai às compras por um idoso que não tenha a família por perto, colabora com o centro de dia da tua paróquia. As possibilidades são inúmeras: convidamos-te a que, olhando para a realidade em que vives, faças aí diferença”, sugerem os promotores, que apelam que em qualquer caso, sejam cumpridas “todas as medidas de segurança e distanciamento social. É fundamental que a missão seja realizada seguindo sempre as normas da Direção Geral da Saúde”.

No website oficial Lisboa2023.org é disponibilizada mais informação sobre esta iniciativa e materiais gráficos para que nesta ação possa ser usada a imagem oficial da JMJ Lisboa 2023.

Contactos