Instituto de Teologia de Évora celebrou o Dia do Patrono

Celebrou-se, no dia 15 de Novembro, o dia do Patrono do ISTE – Instituto Superior de Teologia de Évora, Santo Alberto Magno.
O programa contou com Sessão Solene de abertura, na qual se fez homenagem e gratidão a antigos professores do ISTE. A Oração de Sapientia: “Hermenêutica Bíblica e actualização da Palavra de Deus”, foi proferida pelo Professor Dr. Eduardo Pereira da Silva. Depois, decorreu a apresentação do Comentário ao Evangelho de São Marcos do Professor Doutor Mário de Sousa e a apresentação do novo número da Revista Eborensia.
A jornada terminou com a celebração da Eucaristia por D. Basílio do Nascimento, na Catedral de Évora, presidida pelo Prelado eborense e concelebrada pelos Bispos de Beja e do Algarve e pelo Arcebispo Emérito de Évora. Na Missa participaram várias dezenas de presbíteros, religiosos, a comunidade timorense a residir em Portugal e particularmente em Évora, assim como todos os que quiseram recordar o antigo Bispo de Baucau.
Recorde-se que D. Basílio do Nascimento teve sempre uma forte ligação à Arquidiocese de Évora, pois estudou no Seminário Maior de Évora. Foi ordenado sacerdote em 1977, em Évora. Viveu em Paris até 1982, onde completou a sua formação académica, viajando nesse ano para Évora, onde foi Pároco de Cano e Casa Branca (Sousel) e Santa Vitória do Ameixial (Estremoz). Foi Professor no Instituto Superior de Teologia de Évora, foi Diretor Espiritual do Seminário Maior e trabalhou ativamente na Pastoral Vocacional nesta Arquidiocese.

 

1 Comment
Deixar um Comentário