Instituto Hesed: Abertura de nova Casa no Torrão

No dia 12 de novembro, na santa missa presidida por Sua Excia. Revma. Dom Francisco José Senra Coelho, celebrou-se a abertura de uma nova casa das Irmãs do Instituto Hesed em Torrão, o Mosteiro da Rainha da Paz e São Tiago.
O Instituto Hesed dos Irmãos e Irmãs da Santa Cruz e da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo foi fundado por Ir. Jane Madeleine e por Ir. Kelly Patrícia, no ano de 1997, na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, no Brasil.
O Instituto Hesed tem suas Constituições reconhecidas e aprovadas por Sua Excia. Revma., D. José Antônio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo Metropolitano de Fortaleza, tendo nossas religiosas fundado mosteiros em outras seis (arqui)dioceses brasileiras: Brasília (DF), Teresina (PI), Pouso Alegre (MG), Anápolis (GO), Natal (RN) e Belém (PA). Na Arquidiocese de Fortaleza há também a casa dos religiosos. Neste ano de 2021 foram, por graça de Deus, abertas em Portugal as casas na Arquidiocese de Évora, nas cidades de Torrão e Elvas.
Hoje conta com mais de 145 religiosos, em diferentes etapas de formação, porém mais da metade já havendo emitido votos. Além destes, centenas de leigos engajados nos grupos de oração e obras de evangelização.
Em breves palavras, nosso carisma é experimentar, viver e cantar as Misericórdias do Senhor, por uma vida de intensa oração, adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento, expiação, contemplação, celebração, ação de graças e missão. Temos um quarto voto de expiação pelos sacerdotes e pelos jovens. Procuramos colocar em prática o carisma vivenciando as obras de misericórdia espirituais e, com o auxílio dos leigos, que são braços estendidos do instituto para alcançar a muitos, também vivenciar as obras de misericórdia corporais.
Nossa espiritualidade é a busca da união com Deus, haurindo especialmente nas fecundas fontes dos Santos Carmelitas, porém não somente deles, mas também em Santa Faustina, São Pio de Pietrelcina, São Luís de Monfort e São Gaspar de Búfalo.
Desejamos alcançar esta plena conformidade com Cristo por meio da Santíssima Virgem, tomando-A por Modelo, Mãe, Mestra e Rainha do Instituto. Aprendemos com Ela a viver em comunhão com os Santos e os Santos Anjos, buscando cumprir como Ela a santíssima e perfeita vontade de Deus.
Unindo a vida contemplativa com uma pequena abertura às ações missionárias, procuramos através da nossa vida, da divulgação da nossa espiritualidade e da devoção à Misericórdia Divina, ensinar aos irmãos o caminho da intimidade divina cultivado na oração.

Mosteiro Rainha da Paz e São Tiago
Instituto Hesed Portugal