Intenção de Maio de 2021: Papa Francisco pede economia mais justa, inclusiva e sustentável

O Vídeo do Papa deste mês centra-se na importância da regulamentação do mercado financeiro. As finanças, se não estiverem regulamentadas, acabam por tornar-se “pura especulação reforçada por algumas políticas monetárias”, defende o Papa Francisco. O Santo Padre diz mesmo que esta situação é “insustentável” e “perigosa”.

Tendo por base a sua intenção de oração para este mês, confiada à Rede Mundial de Oração do Papa, Francisco pede que se reze “para que os responsáveis pelo mundo financeiro colaborem com os governos para regulamentar os mercados financeiros e proteger os cidadãos em perigo”.

Já na encíclica Fratelli Tutti, o pontífice tinha denunciado os interesses de poder, que levam a uma nova cultura ao serviço dos mais poderosos, em que os pobres “são os que perdem sempre”. E para que os pobres não voltem “a pagar as consequências, a especulação financeira deve ser estritamente regulamentada”, frisa agora Francisco n’O Vídeo do Papa.

O Papa acredita que ainda é possível “pôr em andamento um processo de mudança global para praticar uma economia diferente, mais justa, inclusiva, sustentável, que não deixe ninguém para trás”.

O Diretor Internacional da Rede Mundial de Oração do Papa, padre Frédéric Fornos, sj lembra a mensagem de Francisco nas catequeses sobre como sair da pandemia, em que o Santo Padre “destacou que não basta encontrar a cura do vírus para sair da pandemia, mas também do modelo económico que está na base de um desenvolvimento injusto e insustentável”.

Contactos