JMJ Lisboa 2023 em preparação

Os responsáveis da Pastoral Juvenil de Évora, Padre Fernando Lopes e Nuno Camelo, estiveram presentes em mais uma reunião de preparação para a Jornada Mundial da Juventude de Lisboa, a ter lugar no verão de 2023. Desta vez Braga acolheu os cerca de 30 participantes em representação de todas as Dioceses do País, que constituem o COL – Comité Organizador Local. Os trabalhos foram presididos pelos Bispos Auxiliares de Lisboa D. Américo Aguiar e D. Joaquim Mendes tendo sido realizada nova calendarização das actividades entretanto suspensas com o deflagrar da pandemia por COVID-19.

As próximas actividades a desenvolver, entretanto adiadas, são uma forte aposta no relançar da preparação de todas as Diocese e envolvimento dos jovens e das comunidades para a JMJ Lisboa, e passam pela apresentação do Logotipo e do Hino da jornada a ter local em Portugal, bem como o acolhimento dos símbolos JMJ a ter lugar em Roma em novembro próximo.

Apesar de ainda faltarem 3 anos para o grande acontecimento a ter lugar no nosso país, importa lembrar que muito trabalho necessita de ser feito, desde logo com uma grande aposta na sensibilização dos jovens à participação, na produção de catequeses e subsídios e de um grande enfoque na comunicação da marca JMJ Lisboa 2023, campanha que pretende o envolvimento de todo o país num caminho que se inica antes e que se deseja que permaneça para lá da visita do Papa Francisco.

A Diocese de Évora está profundamente empenhada em contribuir para este acontecimento que junta jovens de todas as nações e que já habituou o mundo a grandes manifestações de Fé, não só através da participação dos jovens da diocese mas também, no acolhimento de outros jovens para a vivência das pré-jornada, a ter lugar uma semana antes da jornada mundial.

Nuno Camelo

Foto: Diário do Minho