Jornada do Apostolado da Oração decorreu no dia 5 de março

A Jornada Diocesana do Apostolado da Oração (Rede Mundial de Oração do Papa – RMOP) decorreu no sábado passado (5 de Março), orientada pelo Director Nacional, Padre António Valério sj.
Atendendo às actuais circunstâncias pandémicas, embora muito mitigadas, achámos por bem fazermos a Jornada Diocesana via on-line (Zoom), mas esbarrámos com uma realidade evidente e inultrapassável: a dificuldade de muitos (as) associados (as) do Apostolado da Oração acompanharem a Jornada pela via digital, atendendo à sua avançada idade e falta de prática digital. Apesar das evidentes limitações, ainda estiveram presentes nove Centros Paroquiais: Évora (3), Vila Viçosa (2), Mora, Reguengos de Monsaraz, Alcáçovas e Aguiar.
Pelas 9,30 horas o anfitrião da reunião, P. António Valério, foi abrindo as portas digitais a todos os que puderam e quiseram entrar. O Director Diocesano, P. Fernando Marques, deu as boas-vindas a todos os participantes, manifestando alegria por esta oportunidade de encontro, ao fim de dois anos (a última Jornada tinha sido no dia 7 de Março de 2020) e alguma tristeza pela impossibilidade de muitos não poderem participar.
O P. António Valério, depois da saudação inicial, deu a conhecer o programa da Jornada, que ocuparia toda a manhã. Em seguida apresentou duas reflexões: Quaresma e Sacramentos da Iniciação Cristã com particular incidência sobre a Eucaristia, no final das quais proporcionou a participação dos presentes, não esquecendo a situação dramática da Ucrânia, que ilustrou com algumas imagens.
Como dar a conhecer o que é ser cristão? Ficaram alguns pensamentos marcantes: “A ternura é o caminho de Jesus”; “Devemos saber escutar (que é mais do que ouvir) e falar menos”; “Deus não se cansa de perdoar, nós é que nos cansamos de ser perdoados”.
Na parte final da manhã rezámos o terço pela paz, com a reflexão dos mistérios gozosos. Antes de partirmos, o Director Diocesano agradeceu a presença generosa de todos e anunciou já a Jornada Diocesana para o próximo ano (dia 4 de Março), assim como recomendou a participação de todos os Centros do Apostolado da Oração na Festa do Sagrado Coração de Jesus, no dia 24 de Junho de 2022, na Sé, às 17 horas e presidida pelo arcebispo de Évora, D. Francisco José.

O Director Diocesano
P. Fernando Marques