Jubileus sacerdotais celebrados na Arquidiocese de Évora

No dia 11 de Junho, pelas 17 horas, celebrou-se a Festa do Sagrado Coração de Jesus na Catedral de Évora.
A eucaristia foi presidida por D. José Francisco Sanches Alves, Arcebispo Emérito, e concelebrada por cerca de duas dezenas de sacerdotes.
Desde 1995, que o Papa São João Paulo II associou a Festa do Sagrado Coração de Jesus ao dia de oração pela santificação dos sacerdotes.
Na celebração evocaram-se os jubileus sacerdotais que se celebram no corrente ano de 2021 na Arquidiocese de Évora, nomeadamente:
– Bodas de Prata Sacerdotais: Cónego Francisco Hipólito Santanita Machado Couto;
– Bodas de Ouro Sacerdotais: Cónego Silvestre António Ourives Marques; e Padre Hérmino dos Santos Geraldes.

Cónego Silvestre Marques

Em nota publicada no facebook da Paróquia de S. Brás, onde é Pároco, o Cónego Silvestre Marques escreve: “Com muita alegria e dando continuamente graças a Deus por me ter chamado ao ministério ordenado e o ter abençoado sempre e me ter perdoado os meus limites e fragilidades humanas, venho convidar, os meus queridos paroquianos de S. Brás e todos os de mais amigos, a celebrarem comigo a Eucaristia das bodas de ouro sacerdotais, em acção de graças a Deus, na Igreja de S. Francisco, em Évora, pelas 10.30 horas, no dia 27 de Junho de 2021.

Desde já agradeço a vossa participação e a todos, as orações que fizerem por mim”.
O Cónego Silvestre António Ourives Marques nasceu a 15 de Julho de 1946 e foi ordenado sacerdote a 27 de Junho de 1971, por D. David de Sousa.
Actualmente é pároco de São Brás, em Évora. É professor no Instituto Superior de Teologia de Évora. E é Vigário Judicial da Arquidiocese de Évora, entre outros cargos.
No próximo domingo, dia 27 de junho, pelas 10h, no Programa radiofónico Ser Igreja, o Cónego Silvestre Marques partilha o seu testemunho vocacional e a caminhada de 50 anos de sacerdócio.

Cónego Francisco Couto

No dia 29 de junho, pelas 18h30, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em Vila Viçosa, o Cónego Francisco Couto presidirá à Eucaristia na qual celebrará os 25 anos de ordenação sacerdotal. No mesmo dia, o sacerdote, natural de Montemor-o-Novo, celebrará também 49 anos de vida.

O Cónego Francisco Couto, no programa Ser Igreja de 20 de junho, partilhou o seu testemunho vocacional, numa entrevista que pode ser ouvida e visualizada nas redes sociais da Arquidiocese de Évora.

O Cónego Francisco Hipólito Santanita Machado Couto nasceu a 29 de Junho de 1972, em Montemor-o-Novo. Foi ordenado sacerdote a 29 de Junho de 1996, por D. Maurílio de Gouveia, na sua terra natal.
Actualmente é pároco de Nossa Senhora da Conceição em Vila Viçosa, e São Romão de Ciladas. É professor no Instituto Superior de Teologia de Évora. E é Director do Departamento da Pastoral Litúrgica, entre outros cargos.

Padre Hérmino dos Santos Geraldes

O Padre Hérmino dos Santos Geraldes nasceu a 27 de Julho de 1935, em Morais (Macedo de Cavaleiros). Foi ordenado presbítero a 22 de Maio de 1971, por D. Domingos de Pinho Brandão, tendo sido admitido na Arquidiocese de Évora no dia 1 de Novembro de 1978.
Foi Pároco em Santiago do Escoural, Alcáçovas, Nossa Senhora da Saúde e Torre de Coelheiros.

 

Contactos