Junta Regional do CNE realizou encontro em Évora

A Região de Évora do Corpo Nacional de Escustas – CNE levou a efeito, no passado dia 4 de Fevereiro, na sua sede regional, mais um encontro dos chefes de agrupamento, assistentes, equipa regional e que contou com a presença do senhor Arcebispo. Acontecendo com uma certa periodicidade, pretende-se motivar os diversos intervenientes e criar uma boa articulação, potenciando assim a acção educativa no âmbito local, ou seja, nos agrupamentos.
A temática escolhida foi o “Sistema de Especialidades”, centrando sobretudo nas da área da fé, nomeadamente: acólito, animador da fé, animador litúrgico, biblista, cidadão cristão, património religioso e leitor. Para trabalhar tudo isto contou-se com a presença do Assistente Nacional – AN do CNE, P. Luís Marinho.
O AN começou por destacar a dimensão profética deste tipo de encontro, que não existe em nenhuma região escutista. Realçou ainda que trabalhar a fé, que está devidamente inserida no método, é missão de todos os dirigentes.
Tornaram-se presentes 15 agrupamentos, com os seus CA, 11 assistentes de agrupamento, num total de 33 dirigentes.
No final da reunião o senhor Arcebispo realçou esta “loja de ferramentas” que os agrupamentos possuem, que devem estar ao serviço da comunidade num espírito de sinodalidade. O escutismo possibilita o acesso e o trabalho com as famílias. Terminou, agradecendo aos dirigentes porque depois de um dia de trabalho e vindos de longe, estiveram presentes. O próximo encontro ficou já agendado para o mês de Junho.

Contactos