Mensagem do Arcebispo à Paróquia de Viana do Alentejo: Recepção da imagem de Nossa Senhora D’Aires

No passado dia 27 de agosto, sábado, pelas 17h30, no Santuário de Nossa Senhora D’Aires, em Viana do Alentejo, foi celebrada Eucaristia, na qual decorreu a recepção da Imagem de Nossa Senhora de Aires recuperada e bênção da sua imagem réplica . A celebração foi presidida pelo Cónego Mário Tavares de Oliveira, diretor do Departamento Diocesano da Pastoral da Cultura e Bens Culturais da Arquidiocese de Évora.
Para este celebração o Arcebispo de Évora enviou uma Mensagem que publicamos na íntegra:

Mensagem à Paróquia de Viana do Alentejo por ocasião da recepção da Imagem de Nossa Senhora de Aires recuperada e benção da sua imagem réplica

Saudações fraternas ao Rev. Pároco, Padre Abraão, ao Diácono António Maria Machado e a todos os Cristãos e Cristãs da Amada Paróquia de Viana do Alentejo. Saúde, Paz e Bem para todos!
Hoje, volta a ser um dia feliz e de festa para o Amado e Histórico Santuário de Nossa Senhora de Aires! Bendito seja Deus! Como diz o salmista, “ De manhã saem a semear com lágrimas e na esperança, ao final da tarde, regressam na alegria e com braçados de trigo, cantando e louvando ao Senhor”.  Louvo convosco ao Senhor e dou graças pela vossa coragem, discernimento e fidelidade ao Amor a Nossa Senhora. Estive pessoalmente convosco na noite da provação, estou hoje convosco espiritualmente e na pessoa do Rev.mo Sr. Cónego Mário Tavares de Oliveira, Director do Departamento Arquidiocesano da Cultura e dos Bens Patrimoniais.
Foi uma decisão sensata e prudente, aliás várias vezes aconselhada também por mim, fazer uma réplica a fim de preservar o mais possível a imagem original, quer pelo seu valor iconográfico, quer sobretudo pelo seu valor cultual e devocional. Felicito-vos por esta decisão que ficará sempre ligada à presença do Rev. Padre Abraão na vossa Paróquia.
Que todos se unam e apoiem afectiva e efectivamente mais estas duas valorizações do Santuário que leva ainda mais longe o nome da vossa vila e concelho.
Pelo ministério do Sr. Cónego Mário e do Sr. Padre Abraão a todos envio a carinhosa benção de Deus e certeza da minha união de oração convosco.
+ Francisco José, Arcebispo de Évora