16 a 24 de Maio: Mensagem do Arcebispo de Évora para a Semana Laudato Si’

Ao celebrarmos o V Aniversário da Encíclica “Laudato Si'”, somos convidados pela Santa Sé a vivermos, de 16 a 24 de Maio, a Semana “Laudato Si’“, sob o tema: “Tudo está conectado”. O encerramento da Semana a 24 de Maio, assumirá a proposta de um Dia Mundial de Oração.
O Papa Francisco incentiva todos os Cristãos e “Pessoas de Boa Vontade “a participarem activamente nesta proposta, pois “a crise ecológica, os gritos da terra e dos pobres não podem esperar mais”. O Santo Padre interroga-nos sobre “que mundo queremos entregar como legado aos nossos filhos”, propondo-nos  o convite a assumirmos atitudes novas, face aos sinais que importa saber ler.
Também  o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, nos  alerta para a actualidade desta Semana e para a necessidade de reflectirmos e aprofundarmos juntos o tema proposto.
Perante os Sinais que somos convidados a ler com os olhos da experiência Humana e da Fé, queremos que ao nível ecológico, climatérico e da biodiversidade, as realidades mudem e sabemos também “que o Senhor não nos abandona neste caminho (LS, 13). Pedimos ao Senhor a Sua Luz e que nos sustente neste caminho (LS, 245). Assim, convido todos os Diocesanos a acompanharmos com interesse, dedicação e oração as iniciativas nacionais da “Semana Laudato Si’”, que a Arquidiocese  divulgará.
Como é frequente, também ao finalizar as palavras que nos  dirigiu sobre a “Semana Laudato Si’”, o Papa Francisco concluiu, pedindo “Rezem por mim!”. Desejamos garantir a certeza da nossa oração e comunhão com o Santo Padre, o Papa Francisco, bem como a renovada leitura da sua Encíclica “Laudato Si’” , com o compromisso de assumirmos os Seus Valores na coerência da nossa cidadania.
Évora, 16 de Maio de 2020
+Francisco José, Arcebispo de Évora