Palavra ao nosso Arcebispo: Bom verão com Portugal Interior!

Compartilho a satisfação da Paróquia de S. Pedro, sediada na histórica, monumental e preciosa Igreja de S. Francisco, em Évora, por lhe ter sido atribuído pelo Turismo de Portugal o Selo CLEAN & SAFE. Atribuição própria para locais e actividades que assumam o compromisso de cumprir as recomendações das autoridades para reduzir riscos de contaminação dos seus espaços com COVID-19.

Na pessoa do seu Pároco, Rev.mo Sr. Cónego Manuel da Silva Ferreira, saúdo toda a briosa e competente equipa que com ele trabalha em todo o amplo espaço patrimonial religioso e cultural. Saliento, sobretudo, a importância do qualificado acolhimento dispensado ao enorme número de visitantes da célebre e famosa CAPELA DOS OSSOS, que carregada de realismo nos lega uma mensagem de Sabedoria e o convite à meditação e a um compromisso com uma vida ética é humanamente qualificada.

Também no Museu dos Presépios, a beleza que brota do contraste entre a terna singeleza de cada presépio e a riqueza da amplitude inter-cultural da sua alargada e global recolha, efectuada pelo Mecenas, Ex.mo Sr. General Canha da Silva, transformam aquela visita num abraço universal de fraternidade e compromisso com a Paz que o Natal nos vem trazer.

No reconhecimento deste enorme esforço, que estou absolutamente certo, representa o esforço e a plena responsabilidade de todas as Igrejas da Arquidiocese de Évora nos cumprimentos pelas normas de segurança face aos desafios do COVID-19, agradeço e em nome da Arquidiocese apresento os parabéns à Igreja de S. FRANCISCO EM ÉVORA, fazendo os melhores votos que a sua beleza continue a ser usufruída por todos, sobretudo pelas famílias com as suas novas gerações, aproveitando o verão e este mês de Agosto tipicamente marcado pela costumada possibilidade de férias para uma primeira ou renovada visita/peregrinação.

Boa visita CULTUAL e CULTURAL  à Igreja de S. Francisco, à Catedral, nossa Igreja Mãe, com seus Claustros, Terraços e rico Museu de Arte Sacra; às Monumentais Igrejas de Évora e de todo o Alentejo.

Bom verão com Portugal Interior!

Évora, 08.08.2020
+ Francisco José, Arcebispo de Évora