Palavra do nosso Arcebispo: Os Salesianos e a Escola Não Estatal

A nossa Arquidiocese, sempre unida a Nossa Senhora Auxiliadora, com Ela eleva ao Senhor o Magnificat de louvor pela contínua presença da Família Salesiana em terras de Évora.

Na recente tomada de posse do Rev. Padre Sebastião Coelho como Diretor do Oratório de S. José e Colégio Salesiano de Évora, no passado dia 31 de Julho, manifesto a minha profunda comunhão espiritual e missionária com o seu novo e exigente ministério, estando certo de poder assegurar a comunhão do Presbitério Eborense e do Povo de Deus com a vossa tão importante missão, agora em tempos muito difíceis para o ensino público de organização e gestão privada.

É objectivamente conhecida a orientação ideológica face ao ensino dos últimos governos, que lenta, mas eficazmente vão actuando já como regime monolítico. A sua opção pelo ensino único de cariz estatal é óbvia, recorrendo para isso a crípticas ações eficazmente delapidantes das chamadas “Escolas Privadas”.

Assim, assistimos anualmente e de forma impotente, pelo circuito fechado em que vivemos, ao contínuo encerramento destas escolas, muitas das quais guardam heroicas páginas de empreendedorismo; em muitas localidades, foram a única possibilidade do ingresso dos menos favorecidos no mundo académico; geraram a criação de emprego e atingiram reconhecidos elevados níveis de qualidade científico-pedagógica.

Que perca para Portugal, quando se restringe por motivos ideológicos, encapotados por ditas poupanças de custos e universalidade de acessibilidade à Escola para todos, mas quando afinal se limita a liberdade de ensino, a riqueza da pluralidade e se nega aos Pais e Encarregados de Educação a real possibilidade de escolha sem ter que pagar duas vezes o ensino de seus filhos: nos impostos fiscais e no custo mensal do “Colégio”.

É neste duro panorama, acrescido da baixa natalidade, que vai trabalhar o Rev. Padre Sebastião Coelho. A sobrevivência desta grande Obra Salesiana em Évora exige momentos de grande coragem, determinação e heroicidade. Em nome da Igreja de Évora que se vê enriquecida com esta alternativa positiva, em nome das famílias, das crianças, adolescentes e jovens que podem usufruir desta possibilidade que ultrapassa através de outras ofertas a dimensão fechada de Colégio para elites e em nome dos docentes e funcionários que ali dedicam o seu melhor, MUITO OBRIGADO caro Padre Sebastião por ter aceite a função que é uma Missão.

Efectivamente, a Arquidiocese de Évora com suas gentes, sobretudo nas cidades de Évora e Vendas Novas, beneficia muito com a presença do carisma de Dom Bosco! Desde que o Servo de Deus, Dom Manuel Mendes da Conceição Santos trouxe para Évora os Salesianos e eles com o apoio do Benemérito Eng. Vasco Maria Eugénio de Almeida iniciaram a ainda tão lembrada “Escola dos Padres”, que muitos eborenses usufruíram de um portal franco e aberto que os levaria à Promoção Humana.

E o que dizer do já extinto Colégio de S. Domingos Sávio em Vendas Novas e do actual Colégio Laura Vicunha, dirigido pelas Irmãs Salesianas, na mesma cidade? Como não recordar o excelente trabalho das Irmãs Salesianas na sua Obra da Rua de Santo André, em Évora, e na Casa Pia Feminina, então a funcionar no Convento Novo, Largo de Avis?

Na pessoa do Rev. Padre Simão Pedro que parte e deixa de ser Director do nosso Colégio Salesiano de Évora; homem douto, sensível e poeta, sereno, experiente e prudente; Homem de Igreja e figura marcante dos Salesianos Portugueses e a quem agradeço pelo muito que nos deu; e também na partida para o Porto do Rev. Padre Adolfo Vieira Duro, ele que foi Director do Colégio D. Bosco em Maputo, Moçambique, de quem fui aluno durante três anos; Homem discreto, espiritual, literato e músico, foi dezenas de anos Missionário em Moçambique e Angola, através destes dois Padres de D. Bosco, agradeço e louvo a Deus por cada Salesiano e Salesiana que nestas obras referidas serviram o Povo da nossa Arquidiocese. Para os que já Partiram para a Casa do Pai, que descansem em Paz. Obrigado!

+Francisco José, Arcebispo de Évora

Contactos