Palavra do nosso Arcebispo: A Pastoral Juvenil e as Jornadas Mundiais da Juventude

Carta aos Sacerdotes, Educadores Cristãos e Jovens

Reverendos Presbíteros, caros Educadores Cristão e estimados jovens, saudações cordiais e fraternas em Nosso Senhor Jesus Cristo.

A vivência da Jornada Mundial da Juventude 2023, que como sabeis terá lugar no nosso país, já está em marcha. Neste tempo, que é o nosso tempo, nunca como agora foi tão urgente dar mostras em nós, da vitalidade de Jesus Cristo e do vigor da Juventude, até porque segundo S. João Paulo II, ambos são feitos “da mesma massa”.

Na Arquidiocese de Évora, através do Departamento da Pastoral Juvenil e sempre com o meu acompanhamento e envolvimento, temos procurado fazer rede de encontro e de partilha entre todos os jovens, de todas as paróquias, de todos os movimentos, em todo o tempo, mesmo, e sobretudo, neste período de pandemia, onde os cuidados nos delegam responsabilidade acrescida, mas o fulgor da Fé nunca esmoreceu e onde o testemunho cristão tem sido permanente e por vezes até surpreendente.

Neste nosso tempo, de juventude, de vida plena, de Deus e de preparação para a JMJ Lisboa 2023, com a graça operativa do Espírito Santo, queremos reforçar esta verdade de evangelização com a vida, queremos reforçar a rede diocesana de jovens, de estruturas de juventude, de paróquias que se fazem presentes, atuais e ativas, através dos seus jovens, futuros trabalhadores da messe do Senhor.

Apelamos de novo ao vosso Sim, ao vosso envolvimento, ao reforço da vossa presença. Precisamos de vós, de todos, em todos os lugares, porque o caminho de Jesus é o caminho do jovem, rumo à vida plena, passando por Lisboa 2023, mas chegando mais longe, ligando o coração da nossa Arquidiocese de Évora, ao coração de todas as Paróquias, de todos os lares, de todos os jovens. Queremos estar convosco neste caminho. Queremos estar convosco e estamos certos que vamos ao encontro do vosso desejo de estarmos e caminharmos juntos e em rede.

Assim, tal como no caminho de Emaús, queremos que o Senhor fique connosco e por isso queremos ser muitos e queremos ser mais. Caso a vossa Paróquia ainda não tenha indicado nenhum jovem para integrar esta rede de proximidade, apelamos que o possam fazer, queremos estar convosco. Assim, sugiro que entrem em contacto imediato com o Departamento Arquidiocesano da Pastoral Juvenil por exemplo através do Diretor do Departamento, o Padre Fernando Lopes.

Já partimos, como Maria, vamos apressadamente, resolutos, confiantes. Queremos que possam vir connosco.

Um abraço em Cristo, do vosso Bispo.