Palavra do Nosso Arcebispo: Falecimento do Cón. Salvador Dias Terra

Dirijo-me à Arquidiocese de Évora para comunicar a triste notícia do falecimento do nosso muito estimado Presbítero, o Rev.mo Cónego Salvador Dias Terra.
Natural de Avanca, Diocese e Distrito de Aveiro, o Sr. Cónego Salvador nasceu a 17 de Dezembro de 1934, estudou nos Seminários Arquidiocesanos de Évora e foi ordenado Presbítero a 28 de Junho de 1959, por Sua  Excelência Reverendíssima o Sr. Arcebispo de Évora, D. Manuel Trindade Salgueiro, também ele natural de Aveiro, paróquia de Ílhavo. Foi nomeado Cónego Capitular da Sé Metropolitana de Évora, em 1981, por Sua Excelência Reverendíssima D. David de Sousa.
Depois de dezenas de anos de serviço no Seminário Maior de Évora, como Vice-Reitor, acumulando com as funções de Ecónomo Geral da Arquidiocese; Dinamizador Diocesano da Pastoral das Vocações e da OVS; Director Espiritual do Movimento dos Cursillos de Cristandade (MCC), aceitou iniciar a experiência de Pároco. Nessa qualidade serviu as Paróquias de S. Brás, Alcáçovas e Torrão, Montemor-o-Novo e Coruche. Já com a saúde debilitada, recolheu-se à Casa Sacerdotal de Évora (Quinta de S. António), assumindo ainda a capelania da Basílica
Metropolitana de Évora.
Regressado à sua terra natal, passou a residir conjuntamente com o seu conterrâneo, o Rev.mo Cónego Henrique de Freitas Guimarães, Pároco jubilado da Vila de Arraiolos, na excelente Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) do Centro Social Paroquial de S.ta Marinha de Avanca, onde os pude visitar algumas vezes.
Depois de longa temporada de residência na casa da sua irmã médica, a Ex.ma Sra. Dra. Helena Dias Terra, foi transferido para a Casa Sacerdotal de Viana do Castelo, que lhe prestou com todo o desvelo e competência os cuidados que a sua débil situação de saúde já requeriam.
O nosso querido Cónego Salvador faleceu hoje, Domingo, pelas 20.42h no Hospital Distrital de Viana do Castelo.
As suas exéquias fúnebres decorrerão nesta terça-feira, dia 3 de Agosto, às 15h30, na Igreja Paroquial de Avanca, sua terra natal, na Diocese de Aveiro.
Em nome da Igreja de Évora apresento, na pessoa da Sra. Dra. Helena Terra, sentidas condolências a toda a sua Ex.ma família; à Paróquia de S.ta Marinha de Avanca, na pessoa do seu Rev. Pároco Padre José Henriques, agradecendo todos os cuidados assumidos pela ERPI; agradecemos à Diocese Irmã de Viana do Castelo e à sua Casa Sacerdotal, que desde a primeira hora franqueou as portas ao Cónego Salvador pertencente ao nosso presbitério eborense, “Para um Sacerdote há sempre um lugar” e a nossa gratidão também para o Hospital Distrital de Viana do Castelo que o tratou até aos últimos momentos da sua vida na terra.
Homem de Deus, Sacerdote a tempo inteiro e servo de todos, alguém que amou e serviu a Igreja com todas as suas forças e total generosidade, intrépido pregador do querigma cristão, em inúmeras pregações, missões populares, Cursillos de Cristandade em Évora e nos EUA, onde muito trabalhou, sobretudo em Newark, onde permaneceu um ano, também ao serviço da consolidação do MCC, será hoje nosso intercessor junto de Deus.
Paz à sua alma!
+ Francisco José Senra Coelho, Arcebispo de Évora

Contactos