Palavra do nosso Arcebispo: Janeiro com São José

Até ao dia 8 de dezembro de 2021 a Igreja vive o Ano dedicado a São José. Conforme nos explica o Órgão Oficioso Vatican News “O coração do Ano de São José nasce do coração paternal do Papa Francisco que deseja chegar ao coração de todos os católicos, convidando cada um a conhecer melhor o Pai adoptivo do Senhor e a sua implicação no Plano Salvífico de Deus”.

Em comemoração dos 150 anos da proclamação de São José como Guardião Universal da Igreja, pelo Papa Pio IX, o Papa Francisco oferece à Igreja o grande presente do Ano de São José através da Carta Apostólica “Patris Corde” – (Coração de Pai).

Unido aos sucessores de Pedro, elevo ao Guardião Universal da Igreja as preces de um Povo em sofrimento e sequioso de liberdade: o êxodo da terra do Corona Vírus e da Pandemia da Covid-19, para a terra da libertação onde emana Saúde, Paz e Bem. Por isso nos próximos Domingos do mês de janeiro, ou seja, dias, 10, 17, 24 e 31 irei rezar à Capela de São José Operário pela intenção de todos os fiéis da Arquidiocese de Évora, sobretudo pelo fim da Pandemia, por todos os agentes ao serviço da saúde pública e por todos os que prestam auxílio e socorro às populações mais fragilizadas pela Pandemia, mormente os idosos e doentes.

Com esta proposta pretendo ajudar a cumprir as regras de proteção e confinamento emanadas da Direcção Geral de Saúde para as tardes de sábado e domingo, a partir das 13h, pois todos podemos participar nestas Eucaristias espiritualmente através do meios digitais. Sabemos também que a ida do Bispo às Paróquias, sobretudo para a Celebração do Sacramento da Confirmação, pode levar a mais participação de fiéis nas celebrações e a festas familiares pós celebração.

É nosso dever ser pró activos na colaboração com as Entidades Oficiais na promoção da saúde pública e nunca fazer dos nossos gestos parte do problema. Deste modo, as Celebrações Dominicais que estavam programadas para dia 10, na Igreja Matriz de Borba, dia 17, pelas 12h, na Igreja de São Domingos Sávio, em Vendas Novas, com ministração do Sacramento da Confirmação, e 31 de janeiro, pelas 17h, na Igreja Matriz de Viana do Alentejo, também com ministração do sacramento da Confirmação, ficam suspensas, por sugestão das mesmas, até que sejam definidas novas datas pelos Reverendos Párocos, em função do evoluir da situação Epidémica.

Nesta Capela edificada por um Homem bom e caridoso, enfim, um Sacerdote exemplar, rezarei o Terço do Rosário, pelas 17 horas, e celebrarei a Eucaristia, pelas 17 horas e 30 minutos, concluindo com um breve tempo de Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento a todos os doentes e famílias.

Todo este tempo de Oração será transmitido através do meios digitais Facebook e Página da Arquidiocese (www.dioceseevora.pt). O Papa Francisco lembra-nos na sua Carta Apostólica “Com coração de Pai” «A felicidade de José não se situa na lógica do sacrifício de si mesmo, mas na lógica do dom de si mesmo. Naquele homem, nunca se nota frustração, mas apenas confiança. O seu silêncio persistente não inclui lamentações, mas sempre gestos concretos de confiança».

Unido a todas as Paróquias e Comunidades imploro por intercessão de São José a Bênção de Deus para todos, sobretudo os doentes, idosos e sós!

Évora, 7 de janeiro de 2020

+ Francisco José Senra Coelho