Palavra do nosso Arcebispo: Orações pelas Instituições e Localidades mais atingidas pela Covid-19 (ACTUALIZADA)

*Atualizado a 26 de janeiro de 2020

Neste início de Ano Novo desejo a todos os diocesanos Saúde, Paz e Bem.

Chegando-me constantes mensagens e apelos das Comunidades mais atingidas pela Covid-19, lamentavelmente tão difundida entre nós, apelo a todas as Comunidades cristãs que incluam na sua Oração dos Fiéis, uma prece por todas as Comunidades mais atingidas neste momento, nomeadamente pelos agentes da saúde, socorro e por todas as Instituições que cuidam dos nossos irmãos mais idosos.

Saúdo e agradeço, em nome da Igreja, todo o empenhamento, competência e profissionalismo dos médicos, enfermeiras e enfermeiros, farmacêuticos, diversos técnicos de saúde, e capelães, nos difíceis momentos vividos nos Hospitais do Espírito Santo, em Évora, e de Santa Luzia, em Elvas.

Socorrendo-me das informações diretamente chegadas das Comunidades, garanto a minha oração por todos, lembrando neste momento as Instituições mais atingidas:
– Lar Nossa Senhora da Visitação, da Santa Casa da Misericórdia de Évora;
– Lar da Casinha (Évora);
– Lar Nossa Senhora das Candeias (Mourão);
– Lar da Santa Casa da Misericórdia de Alcáçovas;
– Lar Nossa Senhora da Saúde da Casa do Povo de Vendas Novas;
– Lar da Associação de Cabeção de Solidariedade aos Trabalhadores Idosos (Cabeção – Mora);
– Lar de Nossa Senhora da Purificação (Cabeção – Mora);
– Lar de Santa Isabel (Pavia);
– Lar da Santa Casa da Misericórdia de Cabrela (Montemor-o-Novo);
– Lar Nossa Senhora do Paço, (Barbacena – Elvas);
– Lar da Santa Casa da Misericórdia de Benavente;
– Lar do Centro Social Paroquial de Nossa Senhora da Boa-Fé (Évora);

– Lar da Misericórdia de Viana do Alentejo;
– Lar do Centro Social Paroquial Santo António de Lavre (Montemor-o-Novo);
– Lar Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Igrejinha;
– Lar da Fundação Obra de S. José Operário (Bacelo – Évora)
– Lar Rainha Isabel da Misericórdia de Alcácer do Sal.
– Centro de Acolhimento Temporário – Centro Social Paroquial de São Brás (Évora).
– Lar de Évora da Fundação Obra de S. José Operário.
– Lar da Santa Casa da Misericórdia de Azaruja*.

Assim como as localidades de Vendinha, Terrugem e Samora Correia.

E ainda, de acordo com as lista divulgada pela Direção-Geral da Saúde, no dia 25 de janeiro de 2021, os Concelhos da Arquidiocese com Incidência cumulativa a 14 dias de 480 a 959,9 casos por 100 000 habitantes, nomeadamente: Avis; Coruche; Mourão; e Sousel.

E os Concelhos da Arquidiocese com Incidência cumulativa a 14 dias acima de 960 casos por 100 000 habitantes, nomeadamente: Alandroal; Alcácer do Sal; Arraiolos; Benavente; Borba; Campo Maior; Elvas; Estremoz; Évora; Fronteira; Monforte; Montemor-o-Novo; Mora; Portel; Redondo; Reguengos de Monsaraz; Vendas Novas; Viana do Alentejo; e Vila Viçosa.

Uno-me assim às referidas Instituições cuidadoras de Idosos, como Santas Casas da Misericórdia e Centros Sociais, assim como às referidas localidades.

2 de janeiro de 2021

+ Francisco José,