Palavra do nosso Arcebispo: Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos que estamos a viver, tem como tema: “Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo” (Mt 2,2).

Como fomos certamente informados, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, no hemisfério norte, vai de 18 a 25 de janeiro, estas datas foram propostas em 1908 por Paul Watson, precursor da iniciativa.

Assim os fiéis das diferentes tradições e confissões cristãs são convidados a orar pela unidade de todos os batizados. Este ano o guião de propostas celebrativas elaborado pelo Conselho de Igrejas do Médio Oriente (CIMO), o qual selecionou textos bíblicos e litúrgicos inspirados na visita dos Magos ao Menino Jesus, tal como descreve o Evangelista São Mateus (2, 1-112). O tema desafia os cristãos a serem um símbolo como a Estrela de Belém. Tal como a Estrela foi o sinal que guiou os Magos até ao Menino Jesus, também os cristãos são chamados a unirem-se em comunhão, guiando todos os povos até Cristo. “Que eles sejam um, para que o mundo creia que Tu me enviastes”.

O atual contexto de crise sanitária mundial, a par da crise económica e o fracasso das estruturas políticas e sociais, que “evidenciaram o profundo desejo, a nível global, que uma luz brilhe nas trevas”, esclarece o CIMO, na introdução do referido guião, são uma oportunidade para renovarmos a vida das Igrejas e da sociedade, colocando no centro o Evangelho com a consequente defesa da dignidade humana, especialmente dos mais pobres, fracos e marginalizados.

Também as comunidades da Arquidiocese de Évora são convidadas a unirem-se a todos os cristãos e rezarmos pela Unidade no mesmo Senhor. Que cada comunidade experimente crescer nesta unidade, através da sinodalidade, para que sejamos Discípulos Missionários da Esperança, através da busca e acolhimento dos sequiosos de Esperança, do seu cuidado e da sua inserção na grande família de Jesus. Unidos na mesma missão!

+ Francisco José Senra Coelho
Arcebispo de Évora