Palavra do nosso Arcebispo: Unidos ao P. Manuel Manso

Foi com imensa gratidão e fraternidade sacerdotal, que no passado dia 2 de Agosto, conjuntamente com o meu Irmão no Episcopado, o Sr. Arcebispo Emérito de Évora, D. José Francisco Sanches Alves, compartilhamos a alegria dos familiares e paroquianos de Nossa Senhora da Anunciação de Viana do Alentejo, Nossa Senhora da Assunção de Aguiar e São Bartolomeu do Outeiro, celebrando solenemente a Eucaristia em Acção de graças pela vida, vocação e ministério do Rev. Padre Manuel Luís Sanches Manso, no dia dos cinquenta anos da sua Ordenação Presbiteral.

A Missa foi concelebrada à sombra do Santuário de Nossa Senhora de Aires, na ocasião ainda em obras, empreendimento, no qual o Padre Manuel Manso gastou o melhor de si, oferecendo a sua vida e as suas forças, até ao limite duma generosidade oblativa e consumada.

Naquele dia, foi a celebração jubilar das Bodas de Ouro Sacerdotais do dedicado e zeloso Pároco, mas também a despedida do Sacerdote que lucidamente decidiu partir para dar lugar a um colega mais jovem e dinâmico, capaz de continuar e prolongar com Amizade todo o seu trabalho. Saber sair no momento próprio é sinal de inteligência e Espírito de Serviço Evangélico. Bendito seja Deus por mais este sinal na vida do Padre Manuel!

O Rev. Padre Manuel Luís Sanches Manso, nasceu a 3 de Abril de 1941, em Lageosa, Concelho do Sabugal, Diocese da Guarda; foi ordenado Presbítero a 2 de Agosto de 1970, pelo Arcebispo de Évora, Dom David de Sousa e serviu durante 37 anos o Povo Cristão e todas as pessoas de Boa Vontade de Viana do Alentejo e seu termo. Por isso, em BOA HORA, a Câmara Municipal de Viana do Alentejo, lhe atribuiu a MEDALHA DE HONRA, hoje, 13 de Janeiro, dia do 123º Aniversário da restauração do Concelho, bem como à Delegação da Cruz Vermelha Portuguesa de Alcáçovas. Parabéns!

É sinal eloquente de grandeza de alma, quando alguma pessoa ou identidade pública sabe reconhecer, agradecer e merecer a dádiva preciosa da vida de alguém que passou fazendo o Bem, se deu e soube servir. Em meu nome pessoal, em nome da Arquidiocese de Évora, com todos os colegas Sacerdotes e Diáconos, nos unimos neste aplauso ao nosso muito Estimado e Amigo Padre Manuel Manso! Parabéns para ele e para Viana!

Obrigado pela Vida vivida em Missão! Votos de longos anos de vida com Saúde e que Nossa Senhora de Aires o cubra sempre com seu manto protetor!

+ Francisco José,
Arcebispo de Évora