Biénio/Triénio Vocacional na Província Eclesiástica de Évora (2021-2024)

No passado dia 8 de novembro, os Bispos da Província Eclesiástica de Évora decidiram prolongar o Biénio Vocacional até ao final do Ano Pastoral 2023/2024, assumindo assim as três Dioceses (Algarve, Beja e Évora) continuar a valorizar a Pastoral Vocacional no primeiro ano pós Jornada Mundial da Juventude, que será também enriquecido com um Congresso Eucarístico nacional a realizar-se em Braga. Por isso, passamos a falar de um Triénio Vocacional, projetando as atividades pastorais por mais um ano.

 


 


Palavra do nosso Arcebispo

Uma proposta, Advento Vocacional

 

O Advento é por excelência tempo de esperança, referências de vida em forma de Sim ao projeto de Deus estão presentes neste Tempo Litúrgico que nos prepara para o Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo: o Profeta Isaías; S. João Baptista, o precursor do Messias; S. José e a Virgem Maria são-nos propostos como ícones de quem se abriu à vontade de Deus e quis fazer da sua vida uma entrega permanente ao projeto da Salvação.

Como apelo do Biénio Vocacional, assumido pelas três Dioceses da Província Eclesiástica de Évora, convido e exorto todos os cristãos a rezarmos pelas Vocações ao sacerdócio, à vida consagrada e ao matrimónio cristão. Como despertador e sinal profético, proponho a todas as Congregações Contemplativas ou semi-Contemplativas (Monjas Concepcionistas de Campo Maior, Monjas de Belém do Couço, Irmãs Servidoras do Senhor e da Virgem de Matará do Mosteiro Scala Coeli e as Irmãs Hesed do Mosteiro do Torrão e do Convento de Elvas) que diariamente e até ao dia 24 de dezembro ofereçam por esta intenção a oração mariana do Terço e uma hora de Adoração ao Santíssimo Sacramento. O Departamento da Pastoral Vocacional dispõe de várias sugestões para estes tempos de oração.

Apelo a todas as Congregações masculinas e femininas de vida ativa que ofereçam a mesma oração num dos dias do Advento já previamente indicado pelo Departamento da Pastoral Vocacional.

De 17 a 24 de dezembro, a Arquidiocese proporá também a todos os religiosos e religiosas, bem como a todas as Comunidades cristãs uma Novena de Natal, inspirada na temática vocacional. Peço que a Arquidiocese se una em comunhão de oração por esta intenção na certeza de que o Bom Pastor será fiel à sua promessa: “Peçam ao dono da seara que mande mais trabalhadores para a sua colheita.” (Mateus 9, 38)

Votos de fecundo Advento.

+Francisco José, Arcebispo de Évora

 


 

 


 

ACEDA AQUI AOS SUBSÍDIOS PARA O TRIÉNIO VOCACIONAL:

 

 

Contactos