Recomeço das Celebrações Comunitárias da fé: Arcebispo de Évora reuniu com presbíteros e com diáconos permanentes

Precisamente para preparar o retomar das celebrações comunitárias, entre os dias 18 e 23 de Maio, o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho e o Coordenador da Pastoral Arquidiocesana, Cón. Carlos  Melo realizaram reuniões com todos os presbíteros e diáconos permanentes da Arquidiocese de Évora, por vigararias, respeitando as directrizes da Direção-Geral da Saúde.

O Prelado eborense fez uma reflexão sobre o recomeço das celebrações, tendo por base o documento de sua autoria, intitulado “Orientações para a reabertura das Igrejas para as celebrações comunitárias da Fé”, divulgado no dia 5 de Maio, e o documento “Orientações da Conferência Episcopal Portuguesa para a Celebração do Culto Público Católico no contexto da pandemia COVID-19”, divulgado no dia 8 de Maio.

Por seu turno, o Coordenador da Pastoral apresentou as normas para as celebrações comunitárias da Fé.

Recorde-se que comunicado do dia 2 de maio, a Conferência Episcopal Portuguesa anunciou o  regresso das Missas comunitárias a 30 e 31 de maio, face à retomada gradual das celebrações prevista pelo Governo, após o final do estado de emergência.

Entretanto, no dia 8 de Maio, a Conferência Episcopal Portuguesa  divulgou oito dezenas de orientações para as celebrações, no contexto da pandemia onde se inclui o «obrigatório o uso de máscara».

Deixamos aqui as principais orientações para a participação em celebrações comunitárias em tempos de pandemia: