Santana: Paróquia “em saída” prepara geminação

Na noite de 7 de Fevereiro, dia das Cinco Chagas de Cristo, o P. Luís Filipe, apoiado num PowerPoint, partilhou, na igreja de Santana, muitas imagens da população paroquial de S. António, Guiné, o quarto país mais pobre do mundo, e com a qual Santana iniciará uma geminação.
“Óptima formação quaresmal. Abriu-nos ao mundo e à Igreja no mundo. E lançou esta reflexão: de onde vem a alegria do pobre, que passa fome, que não tem de vestir/calçar, nem casa?”, informou a Paróquia de Santana em nota enviada à nossa redacção.
“De mãos vazias e olhos embaciados guardámos as fotografias, que este ano, irão substituir/ actualizar (assunto ainda a discutir) os Passos da Via-Sacra em Santana e Oriola”, acrescenta a nota.
“Pequenos passos que ‘mexeram’ com todos, fruto da exposição de uma realidade vivida. A comunidade a todos fica grata. Próximas encontros serão avisados. Bem hajam no caminho da perfeição!”, conclui a nota da Paróquia de Santana.
A este momento associou-se o Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, que escreveu uma mensagem na página de internet da Arquidiocese de Évora, na qual se lê que “neste dia 7 de Fevereiro, Festa das Cinco Chagas do Senhor, uno-me espiritualmente à Paróquia de Santana, no concelho de Portel, pelo seu gesto missionário, ao dar os primeiros passos de geminação com a paróquia irmã de Santo António, na República da Guiné Bissau”.
“Dando vida ao desafio do Papa Francisco, que na sua Exortação Apostólica “A alegria do Evangelho”, nos exorta a vivermos a dinâmica de Igreja em saída, antevejo este passo para a geminação, como um caminho missionário, que fará das duas paróquias Igreja em saída, em descoberta mútua e em partilha recíproca”, acrescenta a nota do Arcebispo.
“Saúdo em nome da Arquidiocese, o Pároco, Rev.do Padre Dr. Hugo Corte-Real, o Diácono Aníbal Mateus e o apoio missionário no acto de sensibilização vivido, o Rev.do Padre Luís Filipe (Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue)”, referiu o prelado.
“Unido a este momento missionário dou graças ao Senhor pelo discernimento vivido comunitariamente na paróquia de Santana – Portel. Parabéns!”, conclui a nota do Arcebispo de Évora.

geminacao paroquia de santana geminacao1