Santuário de Nossa Senhora de Aires celebra um ano da sua reabertura

No dia 15 de maio, Domingo, celebramos um ano da reabertura do Santuário de Nossa Senhora de Aires após quatro anos de profundo restauro.

A memória e descrição dos primeiros milagres da Senhora de Aires remontam ao ano de 1582 e foram registados no Livro das Visitas de Viana de Alentejo, e copiadas por Frei Francisco de Oliveira. Data desta época a construção da primeira capela em louvor de Nossa Senhora de Aires. Construção levada a efeito, num terreno pertencente a um antigo povoado militar romano, onde terá existido com muita probabilidade um culto ao deus romano Marte, em grego Aires. A cristianização do espaço pode explicar o étimo Aires, Nossa Senhora dos bons ares.

Monumento nacional desde 2012, o Santuário detém um património artístico modelo de referência da arquitectura portuguesa do século XVIII e é um dos mais importantes monumentos do barroco alentejano e nacional. Para além disso tem uma das maiores coleções de ex-votos do país e a particularidade de o altar-mor de talha dourada, executado em 1757 pelo entalhador João de almeida Negrão, ser concebido em forma de baldaquino, um raríssimo exemplar na Península Ibérica.

Ainda são vivas as palavras de Dom José Tolentino Mendonça que, ao presidir a missa de benção e reabertura do santuário, considerou “decisiva” a revalorização da Igreja sobre tudo para a região do interior – “ os santuários têm essa grande missão, serem focos de paz, lugares que chamam, onde é possível encontrar o silêncio, a serenidade, esse restabelecimento interior”.

Este aniversário foi celebrado com uma tarde de oração ligada à divina misericórdia, que se pretende repetir todos os terceiros domingos do mês com o apoio da Comunidade Canção Nova.

Contactos