Semana Laudato Si’: Programa de celebrações para Portugal

A rede Cuidar da Casa Comum. A Igreja ao serviço da Ecologia Integral (https://casacomum.pt/) nasceu da iniciativa de várias instituições, organizações, obras e movimentos da Igreja Católica e de outras Igrejas Cristãs.

Ao longo dos seus quase três anos de vida tem-se proposto contribuir para a prossecução de vários objetivos entre os quais destacamos os seguintes:

• Aprofundar e difundir a Encíclica Laudato Si’. Sobre o cuidado da casa comum;
  • Acompanhar no espaço eclesial as questões relacionadas com a ecologia integral;
  • Promover nas comunidades cristãs uma efetiva conversão ecológica, alimentada por uma espiritualidade capaz de gerar novos estilos de vida.

Em resposta ao convite do papa Francisco para a celebração da Semana Laudato Si’, por ocasião do 5.º aniversário da Encíclica, promovemos um conjunto de iniciativas na esfera digital, procurando aprofundar a consciência e o compromisso no cuidado da casa comum e de todas as criaturas.

Tertúlia on line – terça-feira, 19 de Maio, pelas 21h30.

Será iniciada por três curtas exposições em que os oradores não pretendem “arrumar o assunto”, mas antes deixar pistas para uma conversa em que se relacione o cuidado da casa comum com a situação fora dos eixos que vivemos.

• A origem da pandemia – João Miguel Almeida;
  • Da teologia da maldição a uma teologia do ecocídio – Teresa Bartolomei;
  • Voltar à “normalidade”?! Vejamos antes o que queremos – Rita Veiga.

Para entrar, aqui fica o link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98640087553.

Vigília ecuménica de oraçãoon line – quinta-feira, 21 de Maio, pelas 21h30.

Preparada em conjunto por membros da rede CCC, das Igrejas Cristãs do Copic e da Aliança Evangélica. Será um tempo simultaneamente dinâmico e de recolhimento, de partilha e fortemente comunitário, em que alternam momentos de inspiração diversa, como seja, oração, cânticos, textos bíblicos e poesia, reflexão, entre outros.

link respectivo será oportunamente divulgado no site.

Para além destes dois eventos on line, a semana será animada com intervenções em vídeo e textos que expressam diversas sensibilidades a esta situação de excepção que a todos surpreendeu.

Queremos com estas atividades sinalizar e participar nesta importante celebração, contribuindo para o serviço da Igreja ao cuidado da casa comum.

Estamos profundamente convictos de que as coisas têm de mudar, queremos mesmo que as coisas mudem e sabemos que o Senhor não nos abandona neste caminho (cf. LS 13). Por isso lhe pedimos que nos sustente neste compromisso com o dom da força e da luz de que necessitamos para prosseguir (cf. LS 245).

A rede Cuidar da Casa Comum. A Igreja ao serviço da Ecologia Integral