Em Sexta-feira Santa reveja as imagens da Procissão do Senhor Morto (2018) e a transmissão da celebração da tumulação do Senhor

Reveja as transmissões em directo para a TV Canção Nova, na página de Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Évora, na página de Facebook da Arquidiocese de Évora, na página de YouTube da Arquidiocese de Évora, e na página de Internet da Arquidiocese de Évora.

A Santa Casa da Misericórdia de Évora, em conjunto com a Arquidiocese de Évora, organiza todos os anos a Procissão do Senhor Morto, uma tradição secular, que faz parte do compromisso estatutário e se traduz num evento noturno emocionante, durante o qual predomina o silêncio, a luz das tochas e das velas, que os fiéis transportam. O Senhor segue morto num caixão, sendo acompanhado por mais dois andores – Nossa Senhora e São João de Deus. A procissão em que participam fiéis, irmãos da misericórdia, turistas e moradores da cidade, é presidida pelo Sr. Arcebispo, e acompanhada pelos demais clérigos presentes, por diversas irmandades – cavaleiros das Ordens Soberana de Malta e do Santo Sepulcro de Jerusalém, Capitulares da Sé, autoridades e pelos mesários da Santa Casa, trajados a rigor com as “opas” típicas da irmandade.

O percurso da procissão inicia-se na Igreja do Calvário, e termina na Igreja da Misericórdia. Trata-se da maior cerimónia deste género no Sul do pais e com forte envolvimento popular.

Este ano dando cumprimento à tradição, porém adaptada as condições atuais da pandemia que vivemos, neste dia 10 de abril, Sexta Feira Santa, pelas 21 horas, foram transmitidas em direto para a TV Canção Nova, na página de Facebook da Santa Casa da Misericórdia de Évora, na página de Facebook da Arquidiocese de Évora, na página de YouTube da Arquidiocese de Évora, e na página de Internet da Arquidiocese de Évora,  imagens da procissão, que foram captadas para o espólio do núcleo museológico da Santa Casa da Misericórdia de Évora, onde a partir duma sala interativa foi emitido um vídeo com o intuito de envolver virtualmente as pessoas na procissão durante cerca de 30 minutos.

Após a procissão, no interior da igreja, foi transmitida em direto a celebração, não comunitáriam da tumulação do Senhor, presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco José Senra Coelho, concelebrada pelo Capelão da Santa Casa da Misericórdia, P. António Vaz Pinto, e servida pelo diácono José Frausto e pelo acólito, Leandro Pacheco. Marcou ainda presença o Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Évora, Dr. Francisco Lopes Figueira.

enterro do senhor