SÍNODO 2023/Arquidiocese de Évora: Convite à participação

SINODO 2023:
“Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão
XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

 

Convite à participação

No início do mês de Outubro o Santo Padre, Papa Francisco, deu início em Roma, à caminhada sinodal que se prolonga ao longo de três anos sob o tema: “Por uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão” que culminará em Outubro de 2023 na XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos em Roma.

Esta caminhada sinodal divide-se em três fases: Diocesana, Continental e Universal.

A Fase Diocesana iniciou no passado dia 17 de Outubro.

“O objectivo desta fase é a consulta do Povo de Deus para que o processo sinodal se realize na totalidade dos baptizados”. Que ninguém se sinta fora ou excluído. Podemos participar no contexto das nossas comunidades Paroquiais, comunidades religiosas, Movimentos laicais ou particularmente através da plataforma criada “on-line” e disponível a partir de amanhã na página da Arquidiocese na internet.

“Esta fase diocesana é uma oportunidade para as paróquias e dioceses se encontrarem, experimentarem e viverem juntos o caminho sinodal, descobrindo e desenvolvendo instrumentos e caminhos sinodais mais adequados ao seu contexto local, que acabarão por se tornar o novo estilo das Igrejas locais no caminho da sinodalidade” (Vademecum para o Sínodo sobre a sinodalidade 2021).

A consulta ao Povo de Deus procura reflectir sobre a interrogação fundamental: “Anunciando o Evangelho, uma Igreja sinodal ‘caminha em conjunto’: como é que este ‘caminhar juntos’ se realiza hoje na nossa Igreja Particular? Que passos o Espírito nos convida a dar para crescermos no nosso ‘caminhar juntos’?”

Mais do que responder ao questionário proposto o mais importante é que todos nos sintamos envolvidos e comprometidos por este processo sinodal. Somos chamados a rezar por esta Igreja que somos e que Deus quer e a contribuirmos com a nossa reflexão e participação.

Pode participar via “on-line” através do Link que se encontra assinalado.

Todos os contributos serão remetidos à Arquidiocese de Évora através do Link http://tiny.cc/ui2kuz

A sua participação é importante!

Contactos